sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Os Profissionais do Magistério do município de Passa e Fica ainda recebe o menor salário da região

 
Prefeitura de Passa e Fica apresentou projeto de reajuste para profissionais da Educação 


Os vereadores de Passa e Fica participaram da primeira sessão extraordinária deste ano 2018, quando em pauta foi apreciado o Projeto de lei que concede elevação salarial nas remunerações dos profissionais do magistério público da educação básica e dá outras especificações. A sessão aconteceu na sexta-feira, 19 de Janeiro de 2018. O reajuste dado pelo Ministério da Educação (MEC) este ano foi de 6,81%.

Na oportunidade o Vereador Edson Cazuza apresentou dados no Plenário da Câmara Municipal de um levantamento que o mesmo realizou ao fazer a comparação entre o salário que é pago em Passa e Fica aos Profissionais do Magistério com o salário que são pagos em outras cidades circunvizinhas. E constatou-se mais uma vez que o salário mais baixo da região pago aos Profissionais do Magistério é o de Passa e Fica. inclusive é considerado o pior da região. Ficando atrás das seguintes cidades: Serra de São Bento, Monte das Gameleiras, Lagoa D'antas, Montanhas. 

Caro leitor, para se ter um idéia o percentual que é pago com relação a mudança de letra e de nível em Passa e Fica é o mais baixo da região e outra em todos os municípios analisados a média para mudar de letra (progressão) é de 03 anos, enquanto em Passa e Fica, o profisisonal leva 05 anos. Se fizermos um cálculo levando em consideração os anos que um Profissional do Magistério precisa para se aposentar que pela legislação atual é de 30 anos para o homem e 25 para mulher vimos que nas outras cidades circunvizinhas, o Profissional do Magistério tem durante os 30 anos de tempo de serviço, 10 (progressão) aumentos em seu salários fora o quinquênio que é outra progressão salarial, enquanto em Passa e Fica só são apenas 05  aumentos durante os 30 anos de tempo de serviço e como um percentual muito baixo ficando aquém das cidades circunvizinhas. O vereador Edson Cazuza ainda ressaltou da urgência em reformular o Plano de cargo e carreira dos servidores do município.


O Piso Salarial Nacional dos Profissionais do Magistério da Educação Básica é reajustado anualmente, seguindo as regras da Lei 11.738/2008, a chamada Lei do Piso, que define o mínimo a ser pago a profissionais em início de carreira, com formação de nível médio. Pela lei, o anúncio do reajuste deve ser feito sempre em janeiro. Confira abaixo os valores pagos nos municípios de Passa e Fica e demais municípios da região agreste.


PASSA E FICA

LAGOA D'ANTA

MONTANHAS

MONTE DAS GAMELEIRAS

SANTO ANTÔNIO

SERRA DE SÃO BENTO


Nenhum comentário:

Postar um comentário