sábado, 26 de junho de 2021

Senac RN abre novas vagas para cursos gratuitos de biossegurança para profissionais do turismo

 

Senac RN abre novas vagas para cursos gratuitos de biossegurança para profissionais do turismo
Foto: Reprodução/Site Ocean Palace

O Senac RN abriu mais uma etapa de inscrições para profissionais que desejam participar dos cursos gratuitos focados no Plano de Retomada do Turismo do Rio Grande do Norte. São 150 vagas para os cursos de boas práticas de prevenção à Covid em meios de hospedagem, alimentos e bebidas e serviços receptivos e áreas de visitação.

As inscrições devem ser feitas no site rn.senac.br até o dia 6 de julho. A seleção dos candidatos é feita de acordo com a ordem de inscrição no site.

Os cursos serão on-line, com duração de 20 horas-aula. As aulas têm início no dia 12.

"Já oferecemos cerca de 2 mil vagas gratuitas em cursos para capacitar profissionais do turismo às normas sanitárias exigidas neste contexto de pandemia", afirma o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.

As capacitações abordam as diretrizes gerais de saúde conforme orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), bem como a utilização dos equipamentos de proteção individual e a humanização do atendimento. Ferramentas para adequação dos pequenos negócios para a nova realidade de mercado também são temas contemplados no curso.

Fonte: G1RN

terça-feira, 15 de junho de 2021

Vereador Edson Cazuza recebe primeira dose da vacina conta Covid-19







O Vereador Edson Cazuza recebeu a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19, nesta terça-feira, 15 de junho, na UBS Firmino Alves dos Santos, na Comunidade do Fernando da Pista. Edson postou nas redes sociais o satisfação e alegria desse momento importante. Ele agradeceu aos profissionais da saúde. "Em nome de Dra. Nailza Freitas estendo o meu agradecimento a todos os profissionais dessa Unidade Básica de Saúde". alegria fala mais alto, concluiu Edson.




 

quarta-feira, 9 de junho de 2021

Governo prorroga medidas de enfrentamento da pandemia no RN

 


O Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (09) publica decreto prorrogando por mais 15 dias as medidas, de caráter excepcional e temporário, destinadas ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 no âmbito de mais de 100 municípios do Rio Grande do Norte que estão fora alcance dos decretos regionalizados, em vigor em 33 municípios do Alto Oeste e em 15 do Vale do Açu.

De acordo com o Decreto 30.641/2021, cuja vigência se estende até 23 de junho, fica mantido o “toque de recolher” como medida para reduzir o fluxo populacional em ruas e espaços públicos evitando aglomerações, das 22h às 05h da manhã do dia seguinte, inclusive nos domingos e feriados. Os estabelecimentos de alimentação podem funcionar até as 22 horas, dispondo de 60 minutos de tolerância exclusivamente para o encerramento das atividades presenciais.

Permanece em vigor o uso obrigatório de máscara de proteção facial por todos aqueles que, independentemente do local de destino ou naturalidade, ingressarem no território estadual, bem como por aqueles que precisarem sair de suas residências, especialmente quando do uso de transporte público, individual ou coletivo, ou no interior de estabelecimentos abertos ao público.

Continua suspenso o funcionamento de circos, parques de diversões, museus, bibliotecas, teatros, cinemas e demais eventos culturais equipamentos; a realização de shows, festas ou qualquer outra modalidade de eventos de massa, inclusive os realizados em locais privados; as atividades recreativas em clubes sociais.

PERMISSÕES

Continua autorizada a abertura e funcionamento de parques naturais, públicos ou privados, em áreas urbanas ou rurais, com redução de 50% da capacidade máxima; as atividades esportivas profissionais, previstas em agenda de campeonatos oficiais, desde que observada a proibição de público, bem como a realização de testagem em todos os participantes às vésperas de cada jogo; a prática de esportes coletivos em arenas, clubes esportivos, academias e similares; a realização de eventos corporativos, técnicos, científicos e convenções, limitado ao público de 50 pessoas.

Permanece permitida a abertura de igrejas, templos, espaços religiosos de matriz africana, centros espíritas, lojas maçônicas e estabelecimentos similares, inclusive para atividades de natureza coletiva, respeitados os protocolos sanitários vigentes, especialmente o distanciamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas, a limitação de uma pessoa para cada cinco metros quadrados de área do estabelecimento ou frequência não superior a 30% da capacidade máxima, podendo chegar a 50% dessa capacidade se utilizadas as áreas abertas, mediante prévia autorização da vigilância sanitária.

Salões de beleza, barbearias, academias de ginástica, box de crossfit, estúdios de pilates e afins também podem funcionar, desde que respeitados horários, protocolos sanitários e distanciamento previsto no decreto 30.562, de 11 de maio de 2021.

RECOMENDAÇÕES

Como medida de contingência à disseminação do novo coronavírus e visando reduzir aglomerações, recomenda-se aos municípios a adoção das seguintes medidas: I – disciplinar o acesso do público às praias, lagoas, cachoeiras, açudes, rios e similares; II – definir horários prioritários para pessoas idosas e em grupo de risco nos serviços em que permitido o funcionamento, especialmente nos serviços bancários e nos estabelecimentos de comércio de gêneros alimentícios; III – proibir o transporte de passageiros em pé nos transportes públicos municipais; IV – disciplinar o funcionamento do transporte coletivo urbano, de modo a evitar aglomerações e demanda concentrada em determinados horários, conforme protocolos sanitários do setor; V – impedir o acesso de passageiros sem utilização de máscara de proteção facial em transportes públicos ou privados de passageiros; VI – determinar aos condutores de veículos de transporte de passageiros a proibição de acesso sem o uso de máscaras de proteção facial.

E ainda: determinar a diferenciação de horários de funcionamento para cada setor de atividade econômica; reorganizar as feiras livres e similares, de modo a assegurar o distanciamento social, evitando-se aglomeração de pessoas e contatos próximos, mantendo as condições de higiene dos respectivos ambientes.


domingo, 6 de junho de 2021

40ª edição do Boletim Informativo do Mandato do Vereador Edson Cazuza

O Boletim Informativo do Mandato do Vereador Edson Cazuza chega a 40º edição com publicações da atuação no legislativo no município de Passa e Fica. Nesta edição do mês de maio o destaque para apresentação de dois Projetos de Lei. O primeiro projeto propôs instituir ações socieducativas de combate e à prevenção do COVID-19, e outro propôs a implantação da coleta seletiva nas escolas de Passa e Fica. O Vereador Edson Cazuza solicitou também através de Requerimento o serviço de terraplanagem na  estrada da divisa com Lagoa D'Anta.